Publicado em 17.01.2022
Assunto: Geral
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) na últimas décadas a longevidade apresentou aumento substancial no mundo como um todo, porém com tendência de estagnação. Por outro lado, a Expectativa de Vida Saudável, vem sendo preocupantemente reduzida, apesar dos avanços da medicina. No Brasil a Expectativa de Vida saudável está em 63 anos e vem diminuindo. Ou seja, o trabalhador ao chegar à idade da aposentadoria, já possui ao menos uma doença crônica não transmissível, muitas vezes incapacitante, ou seja, já está com a qualidade de vida comprometida.
Praticamente todas as doenças crônicas não transmissíveis tem sua origem na Síndrome Metabólica, conjunto de irregularidades no funcionamento do corpo humano que pode levar a doenças como: obesidade, hipertensão arterial sistêmica, diabetes tipo 2, aterosclerose, infarto, acidente vascular cerebral, demência, síndrome do ovário policístico, câncer, entre outras. Ou seja, doenças que compreendem mais de 80% das causas de mortalidade no Brasil.
A Síndrome Metabólica é identificada por um conjunto de indicadores, obtidos através de exames físicos e laboratoriais, bem como seu avanço das doenças subsequentes no corpo pode ser avaliado através de diagnóstico por imagem e testes gráficos, como os conhecidos testes cardiológicos.
A Síndrome Metabólica pode ter seu avanço estancado, ou mesmo ser curada, através de um programa de Saúde Preventiva, que normalmente implica em mudanças de hábitos alimentares, do sono e das atividades físicas.
A avaliação do grau de comprometimento da saúde e o subsequente enfoque a ser dado nos procedimentos de prevenção ou remissão da Síndrome Metabólica é o principal objetivo do Checkup Executivo Baía Sul.
Por outro lado, ao escanear o paciente nestas avaliações, podem ser identificados precocemente problemas de saúde, os mais diversos, relacionados ou não à Síndrome Metabólica. As avaliações realizadas no Checkup identificam e auxiliam o encaminhamento terapêutico dos problemas detectados.